Isto vai de mal a pior... A nova "política" dos passes sociais...
Como não podia deixar de ser e após o período de aviso da nova política dos passes da carris, hoje, dia 1 de Fevereiro de 2005, a mesma entra em vigor.
Ora no que é que se traduzem estas novas medidas "utilitaristas"?
Em traços gerais pretende-se, num futuro próximo, conceptualizar um único cartão que dê acesso a todos os transportes públicos, tornando assim desnecessária a existência de vários passes para cada tipo de transporte, o que até é bom.
Ora, a primeira fase consiste na eliminação das tradicionais senhas mensais, que tal como o nome indica, tinham a duração do mês a que se referiam.
Os passes intermodais continuam, ainda, a precisar da dita cuja.
Sucede que os outros, os antigos passes "L"(e outros cuja designação não sei e não sou obrigada a saber), são agora carregados electronicamente e não necessitam mais de senha.
A "ratio" desta determinação seria a eliminação do tempo gasto a comprar a senha no final de cada mês, pois que a senha tinha uma validade mensal que terminava obrigatoriamente no fim do mês (passo a redundância) e toda a gente a comprava no último dia ou mesmo no primeiro (viva os portugueses!!!), gerando assim intermináveis filas e o stress da atenção redobrada ao mínimo movimento em falso no sentido mais próximo da bilheteira.
Então, carregam-se electronicamente os passes com a duração de 30 dias, o que, na práctica, significa, para os mais atinadinhos, horas ganhas em virtude da sua antecipação. Apela-se ao desfasamento, portanto.
Agora vejam o que é que esta medida de carácter "utilitário" vem fazer:
Tomando como referência o ano de 2005 e não contando com o já passado mês de Janeiro, temos que:
- Março, Maio, Julho, Agosto, Outubro e Dezembro são meses com a duração de 31 dias.
- Fevereiro, neste ano bissexto tem 28 dias.
- Todos os restantes têm 30 dias.
Quanto a estes últimos não se levanta problema algum.
Pois é, então e os outros que têm 31 dias, sendo que o passe tem apenas a duração de 30?
Vejam como, alegremente, nos roubaram 4 dias a que tinhamos direito.
Eu explico: os meses de 31 dias são 6, o que totalizaria o valor de 6 dias de crédito dos passageiros. Contudo, Fevereiro tem 28 dias, o que nos constituiria em devedores de 2 dias. Agora retirem aos 6 dias de crédito os 2 dias de débito. Obtemos um total de 4 dias.
Estes 4 dias, para mim, cifram-se na quantia de €5, 63. Para uma pessoa só até pode nem ser nada, mas imaginem para a totalidade de pessoas que utiliza os transportes...
Isto está cada vez pior... Chulos!
Ora no que é que se traduzem estas novas medidas "utilitaristas"?
Em traços gerais pretende-se, num futuro próximo, conceptualizar um único cartão que dê acesso a todos os transportes públicos, tornando assim desnecessária a existência de vários passes para cada tipo de transporte, o que até é bom.
Ora, a primeira fase consiste na eliminação das tradicionais senhas mensais, que tal como o nome indica, tinham a duração do mês a que se referiam.
Os passes intermodais continuam, ainda, a precisar da dita cuja.
Sucede que os outros, os antigos passes "L"(e outros cuja designação não sei e não sou obrigada a saber), são agora carregados electronicamente e não necessitam mais de senha.
A "ratio" desta determinação seria a eliminação do tempo gasto a comprar a senha no final de cada mês, pois que a senha tinha uma validade mensal que terminava obrigatoriamente no fim do mês (passo a redundância) e toda a gente a comprava no último dia ou mesmo no primeiro (viva os portugueses!!!), gerando assim intermináveis filas e o stress da atenção redobrada ao mínimo movimento em falso no sentido mais próximo da bilheteira.
Então, carregam-se electronicamente os passes com a duração de 30 dias, o que, na práctica, significa, para os mais atinadinhos, horas ganhas em virtude da sua antecipação. Apela-se ao desfasamento, portanto.
Agora vejam o que é que esta medida de carácter "utilitário" vem fazer:
Tomando como referência o ano de 2005 e não contando com o já passado mês de Janeiro, temos que:
- Março, Maio, Julho, Agosto, Outubro e Dezembro são meses com a duração de 31 dias.
- Fevereiro, neste ano bissexto tem 28 dias.
- Todos os restantes têm 30 dias.
Quanto a estes últimos não se levanta problema algum.
Pois é, então e os outros que têm 31 dias, sendo que o passe tem apenas a duração de 30?
Vejam como, alegremente, nos roubaram 4 dias a que tinhamos direito.
Eu explico: os meses de 31 dias são 6, o que totalizaria o valor de 6 dias de crédito dos passageiros. Contudo, Fevereiro tem 28 dias, o que nos constituiria em devedores de 2 dias. Agora retirem aos 6 dias de crédito os 2 dias de débito. Obtemos um total de 4 dias.
Estes 4 dias, para mim, cifram-se na quantia de €5, 63. Para uma pessoa só até pode nem ser nada, mas imaginem para a totalidade de pessoas que utiliza os transportes...
Isto está cada vez pior... Chulos!
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