quinta-feira, janeiro 27, 2005

O formare... Vejam alguns dos resultados!

Ao abrir a minha caixa de correio hoje apareceu-me uma mensagem curiosa, mas não de todo insólita (pelo menos para mim). Uma mensagem sobre um duelo de titãs virtual, conseguido apenas graças ao esforço de actualização da Ordem dos Advogados para acompanhar a era da tecnologia de informação, um instrumento a que, graciosamente, chamaram "formare".

Pois bem, quando digo que não me choca digo-o porque as criaturas em questão, que muito se orgulham, e inclusivamente positivaram tal conduta no seu código deontológico, do dever especial de urbanidade, na sua essência acabam por ser tão ou tão pouco urbanos quanto o cidadão normal, com uma diferença: o vocabulário.

Ora vejam, se não tenho razão. Aqui se transcreve o fabuloso e interessante diálogo (da perspectiva sociológica, claro!!!) de que se fala.

Então tudo começa assim:

1 º Mensagem:
Exmos Colegas:
Gostaria de saber se alguém me pode disponibilizar uma minuta de interposição de recurso da nota do exame? Cordiais cumprimentos, IF - Estagiaria

1ºResposta:
A Exma Colega fará o favor de explicar como é que pretende ser advogada por sua conta e risco se precisa de copiar uma interposição de recurso. A cabeça serve para quê? Pense no que quer e escreva. TAA - Formadora

2º Mensagem:
Ex.ma Colega:
Destrate os termos impróprios da sua mensagem, os quais vou ignorar, devo informá-la de que a secretaria do CDL disponibiliza uma minuta, mas ao que parece é a colega que não usa a cabeça, minuta é tão somente a folha que serve de capa ao recurso dirigida ao Presidente do CDL, mas é um formalismo exigido para a interposição de recurso. Não pensava com toda a certeza que existiam minutas para cada área com o conteúdo e que depois o alterávamos???!!!! Da próxima vez antes de responder a qualquer mensagem use a Dra. a cabeça...e já agora haja com mais correcção e urbanidade que só lhe fica bem. Cordiais cumprimentos, IF

2ºResposta:
Porque com o devido respeito, não é por ser ainda estagiária que esse factor lhe dá o direito de me responder desta forma. Boa sorte para o recurso, que bem precisa... TAA

3º Mensagem:
Dra. Por acaso é raro ir ao CFO. Precisamente, por isso, acredito não ser merecedora da resposta que me deu. Não sabia que era formadora, mas isso é apenas mais uma razão para não responder da maneira como fez, porque para mim isso é tão-somente, um desincentivo a ir a esta sala. Muito obrigada pela boa sorte desejada para o recurso, no entanto não é dela que preciso mas sim, de uma correcção justa e coerente. Se de alguma forma se sentiu ofendida com a minha mensagem apresento-lhe as minhas humildes desculpas. IF

3ºResposta:
Não apresente desculpas quando acha, como achou, que tem razão. Seja coerente. Os seus Clientes vão precisar disso. Mais uma vez, boa sorte. TAA

4º Mensagem:
Dra. Reitero a posição adoptada. Pedi-lhe desculpa pela forma como lhe respondi e não pelo conteúdo. Surgiu-me uma dúvida relativamente ao "bem precisa", foi ver os meus exames? É só um palpite? Ou anteviu a decisão final do meu recurso? Está a ver Dra Teresa porque é que não venho mais a esta sala! Cordiais cumprimentos IF.

4ºResposta:
O "bem precisa" refere-se ao uso de minutas, como é evidente. O uso de minutas ou formulários nos exames costuma levar a resultados desastrosos, e eu acho que se usou minutas nos exames a "coisa" pode ter corrido mal. Daí o desejo de boa sorte, como quem diz: se usou minutas para os exames tal como as quer agora para fazer o recurso então só por sorte é que tem boa nota, porque a justeza da correcção não está em causa e não me passa pela cabeça que esteja a duvidar dos critérios de correcção do formadores, seja quem for que corrigiu e seja quem for que o vai rever. E não, não vejo porque é que não vem a esta sala do CFO. TAA

5º Mensagem:
Dra. Não que deva sequer dizê-lo, mas não, não usei minutas para o exame. Creio ter -me explicado mal quanto à minuta de recurso, a minuta de recurso a que me refiro é uma folha A4 que está disponível na secretaria do CDL e que deve ser preenchida com alguns dados para ser anexada ao recurso em si. Se me enviassem por e-mail escusava de me deslocar à secretaria e transcrevia-a para anexar ao recurso. Quanto ao conceito de boa nota o mesmo é relativo. Por acaso tive uma nota de que muito me orgulho (13,25v) e não duvido dos critérios de correcção dos formadores, mas lapsos acontecem! IF

Drª, ....... Oiça!!!!