quarta-feira, janeiro 18, 2006

Ai, Caramba!

Cultura - do Lat. cultura

s. f.,
acto, efeito de cultivar; conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade.


Cinema, livros, teatro. Todas estas formas de entretenimento não passam apenas de histórias. Histórias de vida de outras pessoas. Tão importantes quanto o conhecimento técnico de determinada matéria ou apenas complemento? Sem menosprezar obviamente todo o talento da arte da representação e da escrita. A que se resume este conhecimento cultural?

4 Comments:

Blogger Cacau Quente said...

A cultura não se resume ao conhecimento de 3457394973948 títulos de livros, de filmes, de óperas e por aí fora. Há quem acredite ser culto por conhecer muitos filmes, livros, espectáculos de teatro, etc..., mas esses podem não ser realmente cultos. O homem culto é aquele que tem capacidade de, sentindo, exprimir as suas ideias, sentindo, ouvir as ideias dos outros, sentido, ser o ser humano que ele próprio escolheu ser. Para se ser culto é, sobretudo, necessário ter capacidade de sentir.
Eu, pessoalmente, considero mais culto o ser humano que leu um livro e compreendeu dele o máximo de ideias e sentimentos, assumindo parte deles na sua vida e no relacionamento com os outros, do que aquele que, tendo lido muitos livros, pouco mais consegue do que dizer, de carreirinho, qual o nome das personagens, que o A é "bom" e o B é "mau".
Um pescador pode ser um homem muito culto, independentemente de não saber em que continente fica o Bangladesh. Sabe certamente de peixes, de marés, de tempestades. Pode ainda ter um brilho no olhar que evidencia outros traços da sua cultura. O esforço para conseguir o "pão",o prazer de coser uma rede ao pôr-do-sol ou chegar da faina e dar um abraço à mulher amada, que o espera impacientemente. Um abraço tão fundo e entranhado que faz com que estes dois seres humanos pareçam um só.

2:55 PM  
Blogger Mary Mary said...

Concordo a 100% com o comentário... Pensei nisso mas com este comentário fico-me apenas pelo BIS BIS!!!! Mai nada!!

5:09 PM  
Blogger MPR said...

E pequeno acrescento ao comentário do Cacau Quente (que subscrevo na totalidade)... o que fica dos livros, filmes, peças ou o que seja é muito mais do que a história (ou estória como se deve dizer agora). É uma forma de olhar a vida, de compreender o mundo, é o desenvolver da mente, do intelecto, da intuição, do gosto, da curiosidade, da emotividade, da paixão. É o exercitar de tudo aquilo que vai para alem do corpo. Que depois se traduz em pessoas diferentes, mais abertas, mais atentas, mais sensiveis, mais inteligentes até, com maior capacidade de abstracção, de perceber, de criar, de imaginar, de sonhar, enfim... seres humanos mais completos. E isso não vem do número de obras, nem da obra em si, mas daquilo que se retira dela...

5:33 PM  
Blogger peixinho da horta said...

Parece que escolhi bem o título, não?

5:40 PM  

Postar um comentário

<< Home