sexta-feira, maio 12, 2006

Sobre os abraços...


"É interessante como nos esquecemos de coisas elementares na vida. Quando crianças, temos o carinho de nossos pais ou de pessoas com quem vivemos, e até de estranhos. Salvo raras excepções, toda a criança pequena é objecto de abraços, beijos, carinhos, palavras doces e muita atenção. O afecto que recebemos e damos, parece que vai diminuindo à medida que as hormonas sexuais vão aumentando em nosso corpo, não por que uma coisa tenha a ver com a outra, fisiologicamente, mas pelo preconceito que criamos relacionando o toque físico com a sexualidade.

De acordo com o Dr. Greg Risberg da Universidade de Medicina Northwestern de Chicago, o benefício fisiológico do abraço inclui uma redução da pressão arterial e um aumento de oxigenação do sangue.

Segundo o Dr. Risberg, todos temos o que se poderia chamar de “fome da pele” e a nossa saúde corre sérios riscos se não recebermos carinho continuamente na vida (a prova mais marcante disto, são as experiências feitas com animais separados das mães e que ficam sem afecto físico durante longo tempo).

Diz ainda o Dr. Risberg que para saciar nossa “fome da pele”, são requeridos no mínimo quatro abraços bem dados por dia. Essa tal “fome da pele” deve variar muito de pessoa para pessoa.

O Dr. Stanley Simon da Universidade de Massachussets diz que um abraço faz mais do que expressar apenas afeto. É uma forma de ajudar a manter o organismo saudável. A pele é o órgão sensorial mais extenso de todo o corpo. Se pouco estimulado, poderemos desenvolver uma sensação de mal-estar, falta de energia e até uma tendência depressiva pela redução de serotoninas no organismo. Acções falam mais alto que palavras. "

3 Comments:

Blogger Unknown said...

muito bem...

é razão para se dizer
"VENHA DE LA ESSE ABRAÇO"

4:39 PM  
Blogger MPR said...

Muito bem! Apoiado! Por isso é que estou sempre a mexer, a tocar, a beijar, a abraçar, familia, amigos, e obviamente a cara-metade. Não sabia porquê, mas agora já sei, é para matar a "fome de pele"!

4:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bem... não é por acaso que existe a Terapia do Abraço, que consegue resultados fantásticos. Diz, quem experimenta que é muito intenso e muito muito bom.Qualquer dia ainda vou experimentar, também queres vir?

7:07 PM  

Postar um comentário

<< Home